7.6.11

o melhor bolo de chocolate do mundo vs. o melhor pão-de-ló do universo

[Quem é melhor: o bolo de chocolate (à esq.) ou o pão-de-ló (à dir.)? (fotos de divulgação)]

Presunção e água benta...

O ditado é antigo, mas, como me disse alguém dias atrás, nesta coisa de superlativos nem sempre temos de levar pelo lado da arrogância e do umbiguismo. Pode ser uma demonstração saudável, e já agora bem-humorada, de confiança naquilo que se está a vender.

Foi, e é, parece-me, o caso de O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo. E será também agora, estou certo, o caso de O Melhor Pão-de-ló do Universo.

O primeiro é um exemplo de sucesso luso incontestável, que galgou fronteiras, estando já, como marca registada, em São Paulo, Rio de Janeiro, Madrid e Nova Iorque (se não me falha nenhuma). Nada mau para quem começou, há uns anos, numa pequena loja do bairro de Campo de Ourique.

O segundo é mais recente e, ou muito me engano, ainda há muito boa gente que não deu por ele. É, assumidamente, uma provocação bem-disposta ao Melhor Bolo de Chocolate; mas não tem nada de leviano ou de inconsequente, pois num país com tantos — e bons — pão-de-lós, por certo que o Grupo Lágrimas Hotels não iria cair no erro de associar o seu nome a um produto em que não estivesse 100% confiante.

Mas, e quem é melhor, o bolo de chocolate ou o pão-de-ló?

Para o tira-teimas ser mais justo, esclareço desde já que O Melhor Pão-de-ló do Universo existe na versão pura (só com ovos) ou de chocolate, mas eu optei pela última para ficar com uma ideia mais aproximada.

[A fatia de O Melhor Bolo de Chocolate que me chegou à mesa não estava tão cremosa como esta (foto de divulgação)]

Abro as hostilidades com o bolo de chocolate. Hoje, além dos pontos de venda própria (em Campo de Ourique e agora também num dos novos quiosques da Avenida da Liberdade, como contei aqui), são vários os locais do país autorizados a comercializá-lo. Foi na avenida, mais à mão de semear, que voltei a saboreá-lo. Chegou-me à mesa numa fatia magra e sem calda de chocolate por cima, para além da cobertura. Como já não é segredo para ninguém, esta receita alterna camadas de mousse de chocolate com outras de merengue de chocolate, o que o torna menos compacto, e mais leve e untuoso. 

[A primeira garfada já mostra bem como a mousse de chocolate alterna com o merengue de chocolate (©joão miguel simões, todos os direitos reservados)]

Ainda que cremoso, achei-o mais seco do que me lembrava... Aliás, a última vez que comera o Melhor Bolo de Chocolate remonta a uma passagem por São Paulo, onde, quem sabe movido pela saudade, me atraquei a uma fatia que, na altura, me soube muito melhor. Detalhe, que talvez não seja um mero pormenor: no Brasil, para além da receita tradicional (com 53% de cacau), comercializam também uma versão meio-amarga (com 70% de cacau).

[A fatia de o Melhor Pão-de-ló chegou-me assim à mesa (©joão miguel simões, todos os direitos reservados)]

Respirei fundo, antes de passar à segunda prova. Para aliviar a culpa das calorias ingeridas, fiz a pé o percurso até um dos pontos de venda de o Melhor Pão-de-ló — a saber, são três: Terreiro do Paço, Cantina da Estrela e Ca Fé, todos explorados pelo Grupo Lágrimas. Como me sentei na esplanada do Terreiro do Paço, estranhei não ver na lista o pão-de-ló, mas foi só perguntar pelo dito e não tardaram (muito) a trazer-me uma generosa fatia, polvilhada ao de leve com açúcar em pó.

[À primeira garfada, o seu interior revelou-se mal cozido no ponto certo (©joão miguel simões, todos os direitos reservados)]

Aspecto irregular, massa fofa e muito leve, como convém, que, à primeira garfada, revelou um interior esponjoso e pegajoso, mas com a consistência adequada — mal cozido e não cru. O creme de chocolate (na versão tradicional é de ovo) vem q.b., só para dar um toque, sem ser demasiado intrusivo, o que acabaria por desvirtuar a ideia. Ao fim, e ao cabo, é um pão-de-ló e não outra coisa. Achei francamente agradável, até por poder ser servido ligeiramente fresco.

Quem levou a melhor? Acho que vou deixar essa decisão para quem a quiser, ou for capaz de a tomar com maior propriedade. Direi apenas que, quem desejar m-e-s-m-o um bolo a saber a chocolate, o primeiro leva óbvia vantagem, mas achei o segundo, por incrível que pareça, menos seco e, não tão surpreendente assim, mais leve. A optar por um ou por outro, acho que, nos próximos tempos, me inclinarei mais a repetir o pão-de-ló, a quem aponto apenas um contra: a fatia sai por €5, enquanto a do Melhor Bolo de Chocolate fica pela metade. Não se justifica uma diferença tão grande de preço.

Pontos de venda de O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo aqui (pode também encomendar um bolo inteiro) 
Pontos de venda de O Melhor Pão-de-ló do Universo aqui (pode também encomendar um bolo inteiro, a €22)

6 comentários:

rosario disse...

Que tentador... desafia qualquer dieta, sobretudo as fajutas... :-)

joão miguel simões disse...

E dias não são dias :)

HQ disse...

Confesso que acho o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo demasiado cheio de chocolate, enjoativo demais. Mas agora fiquei curioso pela versão do Brasil com 70% de cacau, para mim chocolate quanto mais amargo melhor. Quanto ao pão de ló vou ter que provar, mas o preço é escandaloso.

joão miguel simões disse...

A versão com 70% de cacau é bem melhor, eu achei.

Se quiserem tornar este pão-de-ló mais conhecido, parece-me, vão ter de baixar o preço à fatia — como está, sai mais barato encomendar um bolo inteiro.

Filipa Machado disse...

Olá!

Eu infelizmente ainda não tive o prazer de provar estas duas delicias, não sou muito exigente e basta-me uma saborosa mousse de chocolate para ficar nas nuvens,...mas adoro gastronomia de qualidade...gosto do pão de ló de aveiro (com ovos moles) e coisas com chocolate...adoro bons bolos, seja de que sabor forem,...mas têm que ser mesmo bons...não gosto dos secos, prefiro ricos e húmidos mas não enjoativos,...adoro tarte de maça com canela e chantilly, enfim tantos sabores para degustar...é pena que por causa da figura fisica me tenha de abster muitas vezes deste prazer da gula!!!...Amanhã vou fazer uma receita facílima de baba de camelo (mousse de caramelo), e (pela primeira vez!)vou tentar fotografar as várias etapas da sua confeção. Beijinhos
p.s.Já vi que tem um gosto aprmorado e escreve muitíssimo bem.Porém, perdoe-me a franqueza, mas não gostei da imagem de topo do seu blogue (está pixelizada e não é muito harmoniosa). Iria propor que me deixasse enviar-lhe uma ideia, sem compromisso...poderiamos falar no msn, não sei. Se estiver interessado poderá contactar-me. Cumprimentos. Filipa Machado (artista plástica, designer e blogger)

Sara disse...

Eu acho que comer essas coisas tem que estar em boa saúde, porque eles têm muitas calorias, mas todos ainda têm que saber onde comer, então eu sempre ir a restaurantes em itu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...